Decoração Descomplicada

Decoração Descomplicada
  • Sala Integrada

Sala Integrada

  • Sala de jantar integrada

Sala de jantar integrada

  • Cozinha colorida

Cozinha colorida

  • Sala de Tv

Sala de Tv

  • Home office

Home office

  • Quarto com tijolinhos aparente

Quarto com tijolinhos aparente

  • Quarto de casal

Quarto de casal

  • Banheiro

Banheiro

Uma atmosfera leve, jovem e descontraída neste apartamento foi pensada para envolver os amigos, família. As soluções espertas, o tom de menta e a luz natural expressam essa filosofia, com o projeto do escritório M/PA Arquitetos em parceria com Plure Arquitetura.


 



A Casa Goma tem nome próprio e uma história curiosa, que quase sempre começa com um pequeno susto: “Mas você é arquiteto e contratou uma arquiteta?”. Kanô Ferreira, um dos nomes à frente da Plure Arquitetura, perdeu a conta de quantas vezes ouviu isso quando decidiu convidar a amiga e arquiteta Helena Pedreira de Freitas, do escritório M/PA Arquitetos, para projetar o lar onde mora com a mulher, Guisele Lima, e o cão Tyke, em Higienópolis, SP. Kanô protelava a reforma havia mais de seis meses. Um dia, deu um basta. “Chamei a Helena a fim de conciliar nossos desejos e também para ter começo, meio e fim. Foi a melhor coisa que fiz nos últimos anos”, garante.

As prioridades da dupla estavam claras: receber amigos é a missão da Casa Goma – como o lugar é chamado por todos –, e tudo se desenharia a partir desse clima. “Amamos receber. Às vezes gosto mais de cozinhar para as pessoas do que para mim. E tinha a questão essencial de que cozinheiro e visitas estivessem no mesmo plano, em uma bancada que se estendesse da cozinha à sala de estar”, conta Kanô. Também era preciso ter muitos armários, porque ele detesta bagunça, e a mulher, Guiga, se diz o oposto, bagunceira e shopaholic. Outro ponto essencial: aproveitar todos os espaços. “Tenho pavor de áreas em desuso”, diz ele, que no passado trabalhou com Helena e viu que a afinidade de estilos dos dois e a assiduidade da amiga à Goma se traduziriam em fluidez no projeto. Não deu outra.

Assim como a mistura leve de madeira clara e o tom menta fisgam os olhos no primeiro momento, as soluções de arquitetura pensadas por Helena para os 140 m² do apê provam, sobretudo, que as melhores ideias são simples, mas muito inteligentes. Talvez descomplicar seja uma vocação natural da Casa Goma. Nesse espírito, paredes descascadas e concreto aparente parecem expor as verdades aos amigos e abraçá-los com sinceridade. Melhor definição de lar, para Guiga: “Esse lugar é um resumo de todas as coisas que gostamos de fazer! Goma, no ‘carioquês’, quer dizer casa. ‘Passa lá na nossa Goma!’”.

Fotos: Maíra Acayaba

 

 

 

Comentários (0)